domingo, 26 de julho de 2015

O milagre do perdão

     Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
     Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
     Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel.   Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
     Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
     Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
     Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
     Estou a disposição para ministrações.
     E-mail: wdornele@gmail.com
     Facebook: wdornele@gmail.com
     Celular (Claro): 62-9136-6558

O milagre do perdão
02-08-2015

1-1- Perdoar é uma graça de Deus, porque humanamente é muito difícil conseguir isso. Quantas vezes nos confessamos incapazes de perdoar quem nos ofendeu! Com quanta frequência percebemos a existência de alguns rancores enterrados na alma, que tiram nossa paz e alegria!
 O perdão nos faz levantar-nos e empreender um novo caminho. Reconcilia-nos com a vida, com o mundo, conosco mesmos. Ele nos dá luz, alivia a carga.

1-2 O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
Perdoar outras pessoas pode até parecer uma escolha, e em certo sentido é, mas Deus tem sido muito claro quanto ao perdão. Ele nos deu direção específica em numerosas Escrituras, todas as quais podem ser resumidas em apenas uma palavra - perdoe! A Palavra de Deus diz: "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados" (Marcos 11:25). "Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados" (Lucas 6:37). 

1-3 Você não conseguirá perdoar sem o poder do Espírito Santo. É muito difícil perdoar no próprio esforço. Se você realmente está disposto, Deus irá te ajudar, mas você deve se humilhar e clamar a Ele por ajuda. Em João 20:22-23 Jesus soprou sobre os discípulos e disse: "Recebam o Espírito Santo!" Em seguida ele deu a instrução para eles sempre perdoarem os outros. Da mesma forma, peça a Deus para que Ele te encha do Espírito Santo, para que você possa perdoar aqueles que te machucaram.

2-1 Comece a perdoar aos poucos, o perdão se dá em vários níveis:
 Passe do estágio “Eu não posso nem ver aquela pessoa” para “Agora eu já consigo  olhar para ela”  Depois avance mais uma casa “Agora eu já consigo conversar com ela”  E siga em frente “Agora eu já consigo perdoar”. Isso pode levar um tempo para acontecer, mas é importante que você esteja engajado no processo de perdoar. E não é uma questão de ser bonzinho ou de aceitar tudo permissivamente, não. Perdoar é uma questão de inteligência, porque quando você perdoa. você se sente mais leve e isso te faz bem. Porque sem perdoar, você fica carregando um fardo tão pesado, que vai somatizando ao ponto de adoecer o seu corpo físico.

2-2 Para nós, o perdão é gratuito, mas para Deus não há tal coisa como perdão gratuito. Para Ele, o perdão vem somente após a redenção dos pecados. Por exemplo, se você infringir a lei, e o tribunal exigir que pague uma multa de determinada soma, você deve pagar a multa para que seu caso seja encerrado. Da mesma maneira, fomos salvos somente após sermos julgados na cruz. Nossa salvação vem após sofrermos o julgamento pelo pecado em Cristo. É uma salvação que vem apenas mediante o julgamento. Aleluia! Nós fomos julgados; então, depois disso, fomos salvos. O amor de Deus está aqui e a justiça de Deus também está aqui.

2-3 Quando pela fé cremos em Jesus e fomos salvos, isto foi o bastante para Deus justificar-nos, imputando-nos a justiça de Cristo. A justificação é uma providência tomada por Deus de nos declarar justificados em Cristo Jesus para todo o sempre. A justificação não exige a nossa participação como no perdão. Deus a faz sozinho pela nossa fé em Cristo Jesus; e nós, no princípio, nem tínhamos consciência disto. A justificação promove em nós uma mudança de posição. Nós éramos pecadores, filhos da ira e condenados. Agora, passamos à posição de filhos de Deus, irmãos mais novos de Jesus e cidadãos dos Céus.

3-1 A transformação interna espiritual que se segue em nós chama-se regeneração e é operada pelo Espírito Santo. O Cristo que é por nós torna--se então Cristo em nós. A justificação é pelo sangue de Jesus e por Sua graça. Portanto, um ato divino. A nossa fé em Cristo nos é imputada como justiça. A justificação nos é concedida quando somos salvos ao aceitarmos Cristo pela fé. O estudo abundante da Bíblia e a oração produzirão em nós quebrantamento e certeza absoluta do perdão e justificação.

3-2 Se alguém ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação.

3-3 De todas as lições que devemos aprender nesta vida, com certeza perdoar é a mais difícil delas. Mais que isso, é a mais difícil de compreender, porque não basta saber e viver repetindo da boca pra fora que é importante perdoar ou dizer que perdoou alguém e lá no fundo do coração manter vivo o ressentimento.
O perdão é um dom que Deus nos concede para promovermos a reconciliação entre nós mesmos, a exemplo do que acontece em relação a Ele quando pedimos perdão por um pecado cometido. O perdão é uma semente que tem de ser permanentemente cuidada, para que cresça e frutifique. É uma virtude que precisa ser exercitada, vivenciada em todos os momentos de nossa vida. É como um bálsamo poderoso capaz de curar tanto quem perdoa como quem é perdoado. O perdão é a chave que liberta agressor e vítima dos sentimentos de culpa, de mágoa, de ódio e de vingança, que tanto mal fazem a todos.
Engana-se quem pensa que o ato de perdoar e pedir perdão é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, ele é a marca dos fortes, dos nobres de espírito elevado e dos inteligentes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário