domingo, 19 de julho de 2015

O milagre da filha de Jairo

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558

O milagre da filha de Jairo

26-07-2015

1-1- Jairo, era possuidor de um importante cargo na sinagoga de Cafarnaum, responsável pela manutenção do prédio e da supervisão dos cultos. Jairo apresentou-se diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a solução de algo terrível que acontecia. Sua filha estava “moribunda”, ou seja, “quase morta”. 
Ele reconheceu que Deus era maior. Não olhou para si, fixou seu olhar naquele que pode todas as coisas. 
Colocou diante de Deus seu problema, pediu sua ajuda e reconheceu que Jesus podia mudar a história de sua vida. 

1-2 Quando ele foi procurar por Jesus sua filha estava doente. No caminho recebe a notícia que ela havia morrido, mas ele não desistiu e creu que mesmo que a dificuldade aumentasse, Jesus estava presente e a solução viria.
Talvez você esteja em uma situação muito difícil, mas o Senhor te diz nesta hora: “Não temas, crê somente”. 

1-3 Jairo tinha uma causa urgente para levar a Jesus. Sua filhinha estava à morte. Ela era filha única e tinha doze anos. Todos os outros recursos para salvar sua filha haviam chegado ao fim. Jairo, então, buscou a Jesus com um profundo senso de urgência. O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho para Deus. As aflições tornam-se fontes de bênçãos quando elas nos trazem a Jesus.
Jairo creu que se Jesus fosse com ele, sua filhinha seria salva e viveria.  Ele creu na eficácia do toque das mãos de Jesus. Ele creu que Jesus era a esperança para a sua urgente necessidade.

2-1 Na nossa cultura, a palavra milagre está ligada à uma concepção de Deus que criou uma ordem natural que só pode ser suspensa por intervenção dele.
Milagre é um evento sobrenatural, inexplicável, que causa estranheza e admiração. Só é entendido como tal pela fé.

2-2 Portanto, nossa base de fé é o próprio Jesus Cristo e seu ministério, e ele mesmo nos ensinou que passaríamos por aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, porque ele, embora sofrendo, venceu todas as adversidades da vida.
Nosso sofrimento passa pelo ministério doloroso mas vencedor de Cristo.

2-3 E em meio às dificuldades e aflições ouvimos todos os dias palavras que nos fazem olhar para as circunstâncias e vê-las como gigantes indestrutíveis, ouvimos as vozes humanas dizendo: não dá, é impossível, não resta mais esperança, pra que lutar, ...porque enfada mais o mestre...ela já está morta…quantas vezes os mensageiros de satanás se põem contra nós neste momento para nos dizer, de que adianta você está nesta igreja, desiste, vá viver sua vida. São palavras desanimadoras, palavras para abater sua fé afim de que você não consiga ouvir a voz do Senhor Jesus.

3-1 Aquele homem religioso chamado Jairo, mencionado no texto acima, no qual estava com sua filha a beira da morte e até mesmo recebera uma notícia que já havia morrido. Mesmo diante de todas essas circunstâncias adversas, ele foi buscar solução em Jesus, ele ouviu toda sorte de palavras humanas. Mas ele ouviu uma última palavra que trazia uma certa esperança para o seu coração, era a voz do Rei Jesus que lhe dizia: não temas, crê somente. Ele não quis mais ouvir ninguém, ele encontrou o remédio para curar sua filha.

3-2 Um Deus santo não tem nenhuma obrigação de conceder graça a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o bem querer da Sua vontade. Ele demonstra graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia e Seu amor para suprir a necessidade do ser humano. Visto que o caráter de Deus é composto de graça, movido por bondade Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora em nosso tempo de aflição. 

3-3 A fé é a expressão máxima da natureza religiosa do homem. Quando recebemos a Cristo como Salvador Deus pôs em nós uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de uma confiança cega ou sem fundamento. É a confiança plena na Palavra de Deus pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, de seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e diga-se de passagem: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário