domingo, 12 de julho de 2015

O milagre da cura da mão mirrada

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Facebook: wdornele@gmail.com
Celular (Claro): 62-9136-6558

O milagre da cura da mão mirrada
19-07-2015

1-1      "O sábado foi estabelecido por causa do homem." Deus estabeleceu o dia de descanso em favor de Adão, no paraíso; e renovou-o para Israel, no monte Sinai. O dia de descanso foi estabelecido em favor de toda a humanidade, não somente para os israelitas, mas antes, para toda a descendência de Adão. Foi estabelecido tendo em vista o benefício e a felicidade do homem. Visava o bem de seu corpo, de sua mente e de sua alma. Foi dado ao homem como uma benção e uma graça, não como um fardo. Assim foi sua instituição original.

Porém, o homem não foi criado "por causa do sábado". A observância do dia do Senhor nunca teve a finalidade de ser imposta como algo injurioso à saúde do homem; nunca foi instituída para interferir nas necessidades humanas. O mandamento original: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar" Ex 20.8, não tinha o intuito de ser interpretado como prejudicial ao corpo do homem, ou como empecilho aos atos de misericórdia em favor do próximo. Esse era o ponto crucial que os fariseus tinham esquecido ou sepultado debaixo de suas tradições.

1-2      Os sabatistas ensinam que não haverá salvação para quem não guardar o sábado. O capítulo 15 de Atos também conta a respeito de judeus convertidos que ensinavam ser necessário aos gentios observar a lei de Moisés para serem salvos (At 15:5).
A questão foi tão polêmica que Paulo e Barnabé viajaram à Jerusalém para encontrar-se com os apóstolos a fim de saber a posição destes a respeito. A conclusão de Pedro foi: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.” (At 15:10-11) Tiago asseverou: “Julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (At 15:19-20) Como se vê, nesta lista não entrou a guarda do sábado.

1-3      Jesus guardava o sábado porque ele era judeu e, por isso, era obrigado a obedecer a Lei de Moisés desde o nascimento. Mas depois que Jesus morreu, todo o pacto da Lei, incluindo a lei de guardar o sábado, foi anulada.

2-1      Os fariseus anexaram muitas leis secundárias à Lei Mosaica, coisas absolutamente estranhas a Deus, Moisés e religião. Diante de tanto penduricalho, o farisaísmo se transformou numa espécie de ONG de fiscalização religiosa, ou seja, eles passaram a ser fiscais dos demais judeus e eram rigorosos nas punições para quem infringisse a legislação do templo.
A missão de Jesus não era curar enfermos, ou libertar endemoninhados, a missão Dele era cumprir a promessa de Deus de mandar o Messias aos israelitas e pregar Sua mensagem de salvação. Ele curava as pessoas para testemunho do Seu Poder e, muitas vezes, apenas por misericórdia, apenas por generosidade.

2-2      É interessante como os fariseus se preocupavam mais com a forma do que com a salvação daquele homem. Mas Jesus conhecia o intento do coração deles. O sábado foi criado por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Por isso mais valia a Jesus salvar aquele homem e curar sua enfermidade, do que se preocupar com a doutrina sabática. Pra que serve a lei se não para o bem do homem? Mas os fariseus não se preocupavam com isso. Mais valia guardar o sábado do que fazer o bem ao seu próximo.
E pior ainda. O coração deles estava cheio de inveja e ira, pois mesmo vendo Jesus curar aquele homem, eles saindo daquele lugar passaram a buscar uma forma para assassinar a Jesus. Veja, infelizmente eles eram maus e não tiveram discernimento para perceber que o filho de Deus estava ali, mas temos que perceber que essa é exatamente a nossa situação em muitas situações.

A religião, infelizmente, é mau do homem. Por mais que fujamos dela, ela nos persegue. E quanto mais espaço damos, mais ela nos domina. E domina a ponto de negarmos a bondade e o favor de Deus, como fizeram estes fariseus.

2-3      Lucas faz questão de relatar que naquele culto havia um homem com uma enfermidade terrível. Sua mão direita está secando a cada dia. Vejamos a dificuldade que aquele homem estava enfrentado, na sua vida, pois a mão direita dele estava inutilizada. Você já parou para pensar como estava difícil a vida daquele homem, pois a mão direta; supondo que ele seja destro, era a mão do apoio, a mão da realização, a mão da atitude. Creio que sua vida financeira estava um caos, sem trabalhar, sem sustento, ainda mais com a realidade de que não teria cura, seu caso não teria solução.

3-1      Deus não tem prazer em que você ande mirrado em nenhuma área de sua vida, principalmente mirrado nas suas emoções ou na sua vida espiritual. Jesus curou o homem da mão ressequida e ensinou para todos o princípio do trabalho, do relacionamento, da comunhão, da adoração. 

3-2      Hoje o Senhor quer levantá-lo. Ele pede que você estenda a sua mão, a debilidade, a deficiência que você tem. Mostre o que está mirrado, não esconda, não deite por cima do que precisa ser mostrado. Levante-se e tenha a mesma postura do homem que tinha a mão mirrada, porque Ele irá tocar a sua vida de forma sobrenatural. Chegou o tempo da sua restituição!

3-3       As opiniões são vastas aqui, alguns estudiosos acreditam que este homem foi implantado pelos próprios fariseus para apanharem e acusarem Jesus. Outros acreditam que Jesus deu a cara para bater de propósito. Apontou, e revelou o homem da mão mirrada deixando os fariseus atônitos e assombrados.

Segundo alguns teólogos aquele homem estava enfermo e ele não poderia estar ali, então ele entra escondido sem ninguém ver só para adorar ao Senhor Deus e ouvir a sua palavra. Se foram os fariseus que o implantaram eles cometeram uma blasfêmia, pois seria um absurdo os fariseus colocarem alguém doente, pois todo doente era considerado maldição, e jamais no conceito deles poderia estar dentro da sinagoga que era um lugar de adoração. Uma coisa nós temos certeza Jesus estava presente e iria agir de uma forma toda especial naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário