domingo, 2 de agosto de 2015

O segredo dos milagres apostólicos

  Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
            Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
            Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel.   Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
            Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
            Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
            Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
            Estou à disposição para ministrações.
            E-mail: wdornele@gmail.com
 Facebook: wdornele@gmail.com
 Celular (Claro): 62-9136-6558


O segredo dos milagres apostólicos

09-08-2015

1-1-     Há uma enorme diferença entre viver pregando e pregar vivendo. Alguns se tornaram pregadores de Cristo. Falam sobre Ele e o que Ele tem feito, mas não demonstram isto em suas vidas. Outros demonstram isto por meio de sua vida e dispensam até mesmo palavras.
O que precisamos é do poder do Espírito atuando em nossa vida. Foi a isto que Jesus se referiu ao dizer que o poder do Espírito Santo desceria sobre nós. Precisamos buscar não só a unção para pregar, mas o poder que funciona em nossa vida. Então, quando abrirmos nossa boca, estaremos falando não só do que está escrito na Palavra de Deus, mas de como tudo aquilo se tornou real para nós!

1-2      Uma das armas usadas por Satanás, para impedir que a pessoa tenha convicção de sua salvação depois que ela aceita Jesus é semear a dúvida no coração. Contudo, o Espírito Santo dá certeza e confiança de que fomos redimidos. Salvação e filiação. A salvação recebida em Cristo Jesus nos assegura o direito de filiação a Deus, Jo 1.12. Adquirimos o direito de filhos por adoção, Rm 8.15.

1-3      O batismo com o Espírito Santo não é tudo, não é um atestado de maturidade. Isto explica porque muitas vezes encontramos irmãos que pregam e ensinam com unção, ou outros que são usados com manifestações de poder e de milagres, mas quando vamos conhecê-los na intimidade nos decepcionamos com suas vidas. Seu relacionamento em casa com a esposa e filhos e na igreja como os irmãos, não demonstra o caráter de Cristo.
O batismo com Espírito Santo não opera nenhuma mudança no caráter. Isto requer um contínuo esvaziamento, uma contínua operação da cruz de Cristo, um quebrantamento contínuo que vem pela aceitação das determinações de Deus em nossas vidas, com louvor e ações de graça. Satanás tem procurado anular distorcendo e confundindo. Mas ele não conseguirá, pois o vitorioso sempre é o Espírito Santo, que tem sido conhecido e experimentado cada vez mais. Deus tem derrubado barreiras e tradições humanas para que o seu povo possa conhecer esta tremenda experiência de revestimento e poder. As mentiras e enganos do diabo são anuladas pela Bíblia.

2-1      Jesus podia ter ficado trinta dias na terra, ou cinquenta dias, mas Ele ficou exatos quarenta dias e isso tem seu significado: tempo de preparação. Jesus precisava preparar Seus discípulos para a grande comissão de pregar o Evangelho a todos os povos, línguas e nações, até os confins da terra. A preparação foi para Seus discípulos, pois a Missão de Jesus estava consumada.
Durante toda a nossa jornada na terra estamos sendo preparados, julgados e provados para a vida eterna com Deus. Nossa jornada pode durar quarenta anos, ou oitenta, ou menos de vinte e quatro horas, mas isso somente Jesus sabe. O fato é que temos que estar prontos para Sua volta, ou para partirmos a Seu encontro a qualquer momento.

2-2      Saber esperar não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível, com o passar do tempo pouco a pouco aprendemos a ter paciência e talvez não agora mas mais tarde descobrimos porque é necessário que seja assim.
É preciso saber esperar...! Principalmente quando as coisas estão mais difíceis, quando parecem não ter mais soluções. Pois muitas vezes a dor pela espera é necessária para o nosso crescimento. Depois de um tempo a vida lhe ensina ter paciência e a ser forte, ela nos obriga a isso... A gente precisa ser forte para podermos ajudar uns aos outros, pois a vida nos surpreende a cada dia, e nem sempre é boa a surpresa, mas temos que aceitar, pois estamos aqui para aprender várias coisas, como por exemplo amar o próximo, respeitar, a dar valor as pessoas que são especiais para nós... e conforme o tempo vai passando vamos aprendendo com nossos erros e com eles aprendemos ter paciência e saber esperar momento certo de agir!

2-3       Existe uma luta interior em cada ser humano entre a carne e o espírito. A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem comedidas. O espírito almeja o que é invisível e espiritual. Ter consciência desta luta interior é imprescindível para quem deseja servir a Deus. Se vivermos no espírito temos vida e paz, mas se vivermos na carne, a consequência é a morte.

3-1      Uma das nossas grandes deficiências é esperar subsídios para começarmos a trabalhar. Esperamos um curso, um templo, um folheto, um livro, um líder, uma célula, enfim, procuramos muletas para obra de Cristo por meio das nossas vidas quando na verdade já fomos capacitados pelo Espírito. É a presença viva de Deus em nós que fará a obra. Temer “Ir” é como dizer a Deus que confiamos naquilo que podemos fazer.

3-2      Em que ponto da história recente da igreja nossa geração abdicou da mensagem simples e pura do evangelho de Cristo para a mensagem que hoje é pregada? Seria apenas uma mudança cultural, uma mudança espiritual ou as duas coisas juntas? Não acredito que a mudança tenha ocorrido por questões sociais, isto é, pelas mudanças culturais e, sim, por que houve uma mudança no mundo espiritual. A mensagem do evangelho é perene e a mesma ao longo dos séculos apesar das mudanças culturais e sociais.
Explico. As mudanças culturais sempre ocorreram ao longo da história, mas a mensagem do evangelho tem que se manter inalterada, incorrupta e pura. Os pregadores do passado – pelo menos dos últimos dois séculos – enfrentaram o mesmo dilema que enfrentamos hoje que é o de descobrir as tendências sociais que afetam direta e indiretamente a igreja. Assim como tiveram que resolver este dilema mantendo-se fiel à mensagem de Cristo, a geração atual também terá que fazer a sua parte.
Paulo preocupou-se com isto e disse: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”. 2 Co 11.3.


3-3      Os pregadores deixaram de lado a mensagem do reino, das demandas de Cristo e do compromisso com os ideais e propósito eterno de Deus. Basta ler o que pregou João Batista e entender o cerne da mensagem de Cristo e dos apóstolos para perceber que a mensagem do reino de Deus estava em primeiro lugar. Ninguém pensava em si mesmo, nem nos ganhos pessoais, mas no reino que Deus estabelecerá na terra através de Cristo e de seu povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário