segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O milagre da Porta Formosa

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus                     Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
          Estou à disposição para ministrações.
          E-mail: wdornele@gmail.com
          Facebook: wdornele@gmail.com
          Celular (Claro): 62-9136-6558

O milagre da Porta Formosa
16-08-2015

1-1      Quero que você entenda que como esse coxo existe muitas pessoas hoje na igreja que até vão à igreja visto que se sentem bem em estar ali, mas não querem realmente entrar pela Porta Formosa. Para deixar mais claro para você a Porta Formosa ela fazia parte de um conjunto de 12 portas que cercavam as muralhas de Jerusalém e a Porta formosa já pelo nome dela se diz que ela era formosa, por quê? Porque ela media 25 metros de altura por 21 de largura e era toda adornada de ouro e prata e cuidadosamente ela precisava de cerca de 20 homens para abri-la e fechá-la. Ela era como uma grande fonte de riqueza estampada em uma porta. Aquele coxo e aquela porta era um grande contraste entre a fortuna e a miséria, de um lado uma porta de ouro e prata e de outro um coxo pedindo uma esmola.

O interessante é que esse coxo não passava por ela e sim era posto a porta, ou seja, do lado de fora, quem sabe ele nunca viu o outro lado, nunca presenciou com seus olhos o outro lado porque estava limitado a ficar do lado de fora. Muitos até encontram a porta, mas não querem ou não podem entrar por ela seja lá por qualquer motivo. Esses coxos como todos enfermos daquele lugar começaram a se agarrar pela fé em Jesus para que eles pudessem ser curados e libertados. Quem sabe esse coxo, quando Jesus ainda fazia sinais e maravilhas se apoiou a sua fé de ficar ali pelas portas do templo para que se por ventura Jesus passar lhe desse a cura de sua paralisia. Mas creio que num certo dia quando chegava ao templo ficou sabendo que aquele em que depositava a confiança tinha sido cruelmente crucificado e que agora deveria se contentar em somente ficar a porta esperando receber uma esmola.

1-2      Eram três horas da tarde, de grande fluxo de pessoas no templo. Imagino que o coxo tinha vários pontos de esmolar pela cidade e pessoas com quem dividia o apurado como forma de retribuir o favor de carregá-lo de um lado para outro. Afinal, um homem de 40 anos, deveria pesar consideravelmente. Certamente já havia encontrado Pedro e João outras vezes e pedido moedas. Os apóstolos reparavam nele, mas ele não fazia pausa alguma para conhecer melhor o que tinham para falar. O coxo já estava acostumado com o ser levado, sustentado e sobreviver de forma tão dificultosa. Quando se acostuma com o mal, ele até se torna aceitável e deixa de incomodar. Isso acontece constantemente e é a causa de não se procurar por mudanças. A porta Formosa estava repleta de mendigos, que por algum motivo, esperavam caridade dos religiosos, do lado de fora do templo, porque se achavam indignos, de frequentar o interior do local. Ou o mundo os tinha convencido disso.

1-3      Os discípulos se abaixaram para olhar nos olhos daquele coxo, um ato de amor e compaixão que talvez ninguém tenha ousado fazer antes. O coxo pedia e as pessoas davam, jogavam moedas em suas mãos, sua cesta e prosseguiam seus caminhos. O coxo era “o coxo” e sua condição era insignificante aos olhos de muitos. Mas vem Pedro e João, enviados de Deus, falando em Nome de Jesus e dizendo: “Eu me importo com você, desço até sua miséria para te resgatar porque você é precioso para mim, te comprei pelo mais alto preço”. Oh glória! Quem é que resgata o pobre da lama, do calabouço? Quem olha nos olhos e sente todo drama, dor? Somente Jesus!

2-1      Devemos mostrar cristo dentro de nós! Muitas pessoas hoje evangelizam, com o propósito de levar outras pessoas para sua igreja! E esquecem-se da igreja de cristo! Muitas igrejas hoje vivem de campanha mas não ensinam verdadeiramente o caminho de Deus! Temos que mostrar quem é Deus, primeiro têm que convencer a pessoa que Deus faz tudo
para aqueles aos quais ama. A verdadeira igreja de cristo somos nós, cada um de nós! Temos que falar de Deus e do amor de cristo não da igreja na qual congregamos. Devemos ser unidos, somos o corpo de cristo! Somos servo de um único Deus! O dever do verdadeiro cristão é:
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.”  2 Timóteo 4:2

2-2      O ex-paralitico tornou-se uma vitrine para o mundo ver. E uma vitrine bonita, que chame atenção, que cause admiração. Dos que se admiram, alguns seguem na busca do Deus que fez aquilo e terminam por se salvarem pela fé. É indispensável que todos vejam o que Deus fez. Em outras palavras: o crente deve expor ao máximo a sua condição de salvo em Cristo. Expor a sua pessoa, o seu trabalho, o seu dom, o seu serviço, a sua proclamação.

2-3      Assim como Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar, nós também devemos morrer para nossa própria vontade, afim de cumprirmos a vontade de Deus. Apenas um discípulo que morreu para seus interesses egoístas e para a vontade da carne, está pronto para ser usado por Deus e com isso dar muitos frutos. Que você possa tomar uma decisão hoje, para que a vida que Deus sonhou para você, se torne real!

3-1      Ora, se temos autoridade para fazermos certas coisas em nome de Jesus, é claro que só devemos fazer, em seu nome, o que Ele deseja que seja feito. Não podemos usar o Nome para realizarmos coisas contrárias à Sua vontade.

3-2      Aquele coxo tinha entre 10 a 15 anos quando Jesus nasceu (pois quando foi curado cerca de 2 meses da morte de Jesus, Lucas relata que ele tinha mais de 40 anos), e talvez já era costumeiro nesta época vê-lo na porta do templo.
Jesus nos cerca de seus 33 anos de vida, muito provavelmente tenha passado por esta porta, ou perto dela, em alguma das várias vezes que foi a Jerusalém para celebração das três principais festas judaicas, pode ser que de alguma maneira Ele viu aquele coxo alguma vez.

3-3      A igreja evangelizadora e missionária jamais deixara de operar milagres e prodígios, pois o Deus do impossível tem um sério compromisso com os que proclamam as Boas Novas.
Os milagres são realizados por Deus com um propósito específico: glorificar seu nome e expandir o seu reino. Não esqueçamos porém, que o maior milagre que existe é a conversão de um pecador a Cristo.
No livro de Atos encontra­mos muitos milagres e maravilhas. Os milagres contribuíram para que muitos recebessem, de bom grado, a palavra pregada pelos apóstolos, entregando suas vidas a Cristo. Os irmãos da Igreja Primitiva não usaram os milagres para ficarem famosos ou ricos. A glória e a honra eram dadas a Jesus. O nome do Mestre era glorificado e a cada dia mais e mais pessoas rendiam-se a Jesus Cristo, experimentando o maior de todos os milagres, a salvação.

Por que os sinais e maravi­lhas eram tão comuns à Igreja Primitiva? Qual o segredo daque­les cristãos? Não havia segredo algum. Havia uma obediência amorosa e consciente à Grande Comissão que o Senhor Jesus confiou aos seus discípulos. Quanto mais evangelizavam e faziam missões, mais o Cristo neles operava por intermédio do Es­pírito Santo.

Um comentário:

  1. Obrigada irmão, sempre é de grande valia essas experiências. Deus o abencoe

    ResponderExcluir