quinta-feira, 4 de junho de 2015

Os últimos conselhos de um grande líder

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558


Os últimos conselhos de um grande líder

07-06-2015


1-1 Em algum momento, você irá se deparar com a mesma situação de alguns anos atrás, onde você errou. E eis a grande decisão novamente: quando aprendemos com nossos erros e o deixamos para trás como uma lição de vida, nós conseguimos superar a situação, pois sabemos por onde não devemos seguir. Agora, se para você foi apenas mais um erro e tudo certo, a vida continua. Provavelmente você irá seguir pelo mesmo caminho e viverá neste ciclo eterno de erros do seu passado, onde teve a preguiça de aprender a superar seus problemas.

1-2 Assumamos nossas responsabilidades, creiamos em nossa capacidade de resolver nossos problemas. Precisamos amadurecer, sermos mais proativas, buscar soluções confiando na direção de Deus, mas cientes de nossas responsabilidades. Cristo nos capacita.

1-3 Para manter a mente do povo voltada para as promessas de Deus, o próprio Deus tirava o conforto daquele povo. Viveram em deserto, como escravos em terras estranhas, aguardando uma promessa. O mundo nos dá oportunidade para servirmos várias paixões e prazeres ao mesmo tempo. Mas para o cristão não é possível ter paixão por duas coisas ao mesmo tempo. Ou amamos a Deus ou amamos o mundo. Ou nos dedicamos a Deus ou nos dedicamos ao mundo.

2-1 . A doutrina da providência divina nos mostra que Deus é soberano e que ele está no controle absoluto de todas as coisas e que ele não disperdiça sofrimento, e que as provas pelas quais passamos são inevitáveis, variadas, passageiras e pedagógicas, mas todas elas são trabalhadas por Deus para o nosso bem final.

2-2 O que ele desejava, na realidade, era que o Povo de Israel aprendesse um pouco mais sobre a ação de Deus em sua história e compreendesse que o Seu Deus nunca os abandonou e que jamais os abandonaria.

2-3 O deserto é um período em que você tem a impressão de que está andando na contramão de tudo que sonhou, distanciando-se cada vez mais da promessa divina. É uma fase em que você percebe que não cresce nem amadurece. De fato, parece que você está retrocedendo. A presença de Deus parece diminuir. Mas não é bem assim.
No deserto, você recebe o "pão de cada dia", e não a "abundância de riquezas". É um tempo em que nada lhe falta para o suprimento físico e material, mas você não ganha tudo o que quer. Deus sabe do que você precisa para o suprimento espiritual, e nem sempre ele dá o que você acha que precisa! Nosso alvo deve ser conhecer melhor o Senhor, e não apenas viver em busca de suas provisões. É esse tipo de caráter que Deus aperfeiçoa em nós no deserto.

3-1 Os Israelitas que pereceram no deserto, não sabiam, não conheciam o valor do Maná. Eles comiam para satisfazer suas vontades, para se sentirem bem e confortáveis. Estavam fartos no estômago, mas vazios no espírito. Perguntamos: Como é possível? Pior é que isso também acontece em nossos dias. Há uma busca por Jesus, pela Palavra de Deus, os templos estão lotados, porém há tanto vazio na alma, no espírito... porque querem usar Jesus como um meio de satisfação pessoal, de conquista social. Há mais de hedonismo e menos de cristianismo.

3-2 Tudo isso Jesus passou para nos ensinar que passamos por desertos, mas depois temos a vitória. Jesus enfrentou o deserto para nos fortalecer. Ele sofreu por você para te ensinar que não estará sozinho. Quando estiver se sentindo num deserto, lembre-se que a Presença do Senhor é como um abrigo para você te protegendo do calor e do frio. Jesus te sacia com água da vida. Deus faz fluir água da rocha e chover pão e carne do céu! O Senhor te sustenta. 


3-3 Quando passarmos pelo sofrimento, devemos lembrar que Deus está conosco e não permitirá que soframos além do que podemos suportar. Deus converterá em bem todos os sofrimentos e perseguições daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos, Deus se importa conosco, independente da severidade das circunstâncias. Nunca devemos permitir que o sofrimento nos leve a pensar que Deus não nos ama, nem afastar-nos de Jesus. Devemos recorrer a Deus em oração sincera, esperar até que Ele nos liberte da aflição e confiar que Deus nos dará a graça para suportar a aflição até chegar o livramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário