quinta-feira, 28 de maio de 2015

Construindo bezerros de ouro

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558


Construindo bezerros de ouro

31-05-2015

1-2 Arão sendo líder necessitava ser firme nos propósitos estabelecidos por Moisés, mas cedeu às pressões do povo, o líder deve ter foco definido e nunca recuar, haja o que houver.


1-3 É importante lembrar que Deus deu ao povo três leis: cível, moral e sacrificial. Nós os cristãos não usamos a lei sacrificial no modelo dos judeus e sim no modelo do Senhor Jesus Cristo, quanto a lei cível devemos obedecer a lei do país no qual estamos vivendo desde que esta não contrarie os princípios cristãos, na lei moral devemos lembrar de alguns dos atributos de Deus que são: bondade, justiça e santidade, esta lei devemos cumprir à risca e não abusar da misericórdia divina.


2-1 Depois de centenas de anos no Egito eles pouco se lembravam da fé dos patriarcas e acostumaram-se em ver os vários tipos de deuses dos egípcios, deuses para todas as finalidades.


2-2 Assim, o povo que estava pasmado, com terror na Presença de Deus, estava aprendendo que o Deus deles era agora o Seu marido, e realmente foi casado com o seu povo, e Ele tomaria o lugar dele no centro do acampamento, e daria a eles um padrão de adoração, pela qual eles poderiam estar em relacionamento com Ele.


2-3 Não deixemos Satanás entrar nas nossas vidas, mas, se isso acontecer, e nos pareça que Deus está muito longe, ponhamos os nossos joelhos em terra, arrependidos, e peçamos que a graça do Senhor seja sobre nós e sobre o mundo perdido. E não nos esqueçamos de pedir perdão para os nossos pecados, e de os abandonarmos para sempre.


3-1 Deus espera que nosso coração repouse Nele em todo o tempo e circunstância, e escolher um agir invisível aos nossos olhos é um belo treinamento para a nossa fé! Talvez esta seja uma das razões porque o Senhor tenha escolhido agir assim: exercitar continuamente nossa fé.


3-2 Talvez tenha sido uma decisão política de Arão. Escolher um deus que tivesse certa afinidade com o deus de outros povos era uma aproximação cultural. Faz lembrar os encontros de “famílias políticas” dos vários países dos nossos dias.


3-3 Ao povo, que estava farto de caminhar pelo deserto, foi apresentado um deus que todos podiam ver e que lhes dava música, cânticos e danças. Havia muita alegria e muita emoção.
Geralmente, quanto mais emoção, menos reflexão. Ainda hoje, as igrejas evangélicas que mais crescem são as que têm os melhores grupos de louvor, muitas vezes a cargo de profissionais muito bem pagos, e têm muito entusiasmo e apelo à emoção. Mas geralmente essas não são as que têm a teologia mais séria nem os crentes mais esclarecidos.

Esse deus foi apresentado pelo máximo dirigente religioso depois da “morte de Moisés”, como supunham. O Bezerro de Ouro foi apresentado a um povo habituado a seguir cegamente os seus dirigentes religiosos e sem capacidade de reflexão que nunca desenvolveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário