segunda-feira, 18 de maio de 2015

Revelando as impurezas da alma

     Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.

     Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
     Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
     Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela. 
     Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.
     Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
     Estou à disposição para ministrar aulas da E.B.D.
     E-mail: wdornele@gmail.com
     Facebook: William Dornele Barbosa
     Celular (Claro): 62-9136-6558



Revelando as impurezas da alma

31-05-2015



1-1 A murmuração é prejudicial para nós, primeiramente, porque uma vez iniciada, ela vai piorando cada vez mais. Um espírito de murmuração é semelhante a uma ferida que se tornou pútrida. A carne infeccionada não pode receber tratamento; ela tem que ser cortada; caso contrário a infecção se espalhará por todo o corpo. E uma tendência à murmuração, se não for estancada, espalhará por toda nossa vida e arruinará tudo.


1-2 O ser humano é único, singular e especial. Possui características marcantes -físicas, sexuais, de personalidade - herdadas geneticamente, adquiridas num processo cumulativo de experiências vividas, envolvendo fatores culturais, sociais e situacionais.
O conjunto dessas características que determina a individualidade de uma pessoa é denominado de personalidade. É o que define uma pessoa como única e exclusiva, devendo ser tratada de forma diferenciada, de acordo com suas características próprias, individuais.


1-3 É fácil olhar para trás, ver nossos erros, e reconhecer como fomos tolos. É bem mais difícil perceber com antecedência a tolice de algo que pretendemos fazer simplesmente porque nos agrada. Devemos eliminar pensamentos e motivos errados a fim de evitar idéias tolas que se convertem em ações tolas. Miriã e Arão tiveram que sofrer porque não o fizeram.


2-1 Quando atacou Moisés, Miriã queria que a congregação o isolasse, mas é ela que vai ser isolada por causa da lepra. Ela falava mal da mulher etíope “Aquela negra estrangeira” mas é Miriã que vai sofrer o preconceito porque todos desprezavam e fugiam dos leprosos. Ela não quer que as pessoas ouçam Moisés mas é ela que não vai ter ninguém para ouvi-la no deserto. Ela quer mandar mais que Moisés e liderar o povo com Arão, mas não vai ter nem uma empregada para dar ordens lá fora do arraial, aonde vai ficar sozinha.
Miriã e Arão vão ter que aprender e nós temos que aprender com eles, que a unção e a autoridade dada por Deus têm que ser respeitada, e que não é para quem quer, e sim para quem Deus escolhe.

2-2  Miriã é chamada de profetiza em Êxodo 15:20-21. Entretanto, é difícil dizer se foi uma atribuição de Deus ou se Miriã assumiu essa posição. Há duas coisas que nos fazem questionar. Primeiro ! não encontramos nas Escrituras nenhum relato de Deus falando com Miriã ou dando-lhe qualquer revelação ou instrução a transmitir essa revelação. Segundo ! quando ela reivindicou a posição de profetiza em Números 12:2, em vez de confirmar sua reivindicação, Deus a repreendeu, humilhou e puniu severamente.

2-3 Moisés permaneceu calmo. Não mostrou qualquer desejo de se defender. Houve, contudo, alguém que defendeu os interesses de Moisés, e esta tornou-se uma experiência pavorosa para Miriã e Arão. Pois Deus ouviu no céu, soube e viu o que estava acontecendo. Ele tomou imediatamente medidas para acabar com a rebelião contra a liderança de Moisés e castigar os culpados.
Quebrantados e de joelhos trementes, Arão e Miriã apareceram diante de Deus. Ouviram como Ele julgou a situação. Moisés, escutaram eles, não era apenas o líder indiscutível, fora também investido numa posição mais alta do que todos os profetas.


3-1 Miriã tinha de experimentar muito claramente quão grande fora o seu pecado aos olhos de Deus. A vergonha do seu ato podia comparar-se à atitude de um pai que cuspia na face do filho, publicamente. Portanto, ela tinha de sofrer o seu castigo também em público, de modo que toda a gente pudesse ver como Deus castigava as pessoas que tinha tão alto conceito de si próprias. Miriã, a mulher valente e ativa, não encontrou palavras para responder à sua maldição.


3-2 Perdoar é uma graça de Deus, porque humanamente é muito difícil conseguir isso. Quantas vezes nos confessamos incapazes de perdoar quem nos ofendeu! Com quanta frequência percebemos a existência de alguns rancores enterrados na alma, que tiram nossa paz e alegria!

O perdão nos faz levantar-nos e empreender um novo caminho. Reconcilia-nos com a vida, com o mundo, conosco mesmos. Ele nos dá luz, alivia a carga.


3-3 O pecado é tanto um ato como um estado. Como rebelião à lei de Deus, é um ato da vontade do homem, como separação de Deus, vem ser um estado pecaminoso.
Segue-se uma dupla conseqüência; o pecador traz o mal sobre si mesmo por suas, más ações, e incorre em culpa aos olhos de Deus. Duas coisas, portanto, devem distinguir-se; as más conseqüências que seguem os atos do pecado, e o castigo que virá no juízo.
As escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado: O primeiro, é seguido por conseqüências desastrosas para sua alma; O segundo, trará da parte de Deus o positivo decreto de condenação.

2 comentários:

  1. Parabéns irmão Willian pelo trabalho. Qualquer dia desses vou te convidar pra vir ministrar na Assembléia de Deus em Barra do Garças MT. Pr. Marosam

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmão Willian pelo trabalho. Qualquer dia desses vou te convidar pra vir ministrar na Assembléia de Deus em Barra do Garças MT. Pr. Marosam

    ResponderExcluir