quarta-feira, 13 de maio de 2015

Oração, a busca mais sublime de Moisés

     Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
     Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
     Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
     Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.    
     Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.
     Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
     Estou à disposição para ministrar aulas da E.B.D.
     E-mail: wdornele@gmail.com
     Facebook: William Dornele Barbosa
     Celular (Claro): 62-9136-6558

                                              Oração, a busca mais sublime de Moisés

                                                                         17-05-15

1-1 Um dos princípios mais importantes da oração é o princípio da iniciativa. O que significa este princípio? Significa que a prática da oração não cairá dos céus em nossas mãos. Significa que todo o poder da oração somente será desfrutado se o cristão tomar a iniciativa de orar. Os benefícios decorrentes da oração somente farão parte da vida do cristão se ele começar a orar. É isto o que significa o princípio da iniciativa. Deus assim estabeleceu.

1-2 Deus tem um propósito a realizar, mas ele precisa que o homem esteja disposto a orar, para que se estabeleça Sua vontade aqui na Terra. Está é a função da oração, preparar um caminho para que Deus realize Sua vontade. Assim como uma locomotiva necessita dos trilhos para andar, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua vontade, sendo assim o homem deve fazer com que sua vontade seja unida com a vontade de Deus para que se estabeleçam seus desígnios.

1-3 A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que devemos estar atentos à resposta Dele, que vem através de nosso espírito ou através das circunstâncias exteriores. É através da oração que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior e dar-nos estratégias para resolver nossos problemas da melhor maneira possível para nosso crescimento espiritual. Quando somos iluminados por Deus, em nossa consciência, sobre nossos pecados, devemos imediatamente pedir perdão a Deus através da oração, pedindo para sermos lavados pelo seu sangue, crendo que nossos pecados serão perdoados.

2-1 Penso que a cerne do entendimento do encargo de Moisés como intercessor - e ao mesmo tempo o seu maior conflito - partiu da compreensão de que ele não estava ali para orar ou ser mediador de soluções. Não estava ali para dar respostas às necessidades das pessoas. Pelo contrário, estava ali para ensiná-las que aquelas necessidades, por mais extremas que fossem, deveriam funcionar como um "aio", isto é, um guia, que os levaria a um lugar em Deus onde nunca estiveram antes.

2-2 Algumas vezes esquecemos a afirmação “seja feita a Sua vontade acima da minha” e passamos a requerer de Deus o cumprimento da nossa própria vontade, apenas. Algumas pessoas chegam a exigir de Deus certas coisas, dizendo que essa postura é uma “demonstração de fé”, porém, isso é insensatez, pois fé crer e não sugerir ou exigir.

2-3 No cristianismo muitas pessoas utilizam a oração como a varinha mágica que muda o mundo, nesse contexto deixe-me dizer que a oração sem ação é simplesmente uma ilusão. Há coisas pelas quais você está orando que não correspondem a de Deus, mas simplesmente a você!

3-1 Um homem que vive para Deus e para cumprir a Sua vontade, cujo ser é impregnado da glória divina e governado por ela. Um homem que ininterruptamente, e até mesmo sem sentir, leva outros a pensar em Deus (ao verem sua face resplandecendo). Um homem em cujo coração e vida Deus tomou o lugar a que Ele tem direito, de ser tudo em todos. Um homem que possui um único desejo: Que Deus tome o lugar a que tem direito em todo o mundo.
3-2 Percebe- se que Moisés se queixava sempre com Deus, com relação a sua Presença, pois, ele não aceitava estar só, pois ele reconhecia que sem Deus ele não poderia prosseguir. E Deus sempre fez questão de chamá-lo pelo nome, pois ele o conhecia, e havia achado graça aos seus olhos, Deus falava com ele frente a frente pois ele não era um estranho para Deus. E nos dias de hoje não é diferente, pois quem tem comunhão com Deus à pessoa fala com Ele e Ele fala com ela, ou seja, a pessoa se conecta com Deus.

3-3 Sem dúvida, Moisés foi um profeta que realizou “feitos grandiosos”. Ele permitiu que Deus o usasse de modo poderoso. Mas Moisés era um homem comum. Assim como outros profetas, ele tinha “sentimentos iguais aos nossos”. Moisés passou por muitos dos problemas que nós passamos hoje e conseguiu vencê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário