segunda-feira, 4 de maio de 2015

Moisés, um sábio recebendo conselhos

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558

Moisés, um sábio recebendo conselhos
10-05-2015

1-1. Percebemos que quando há respeito e admiração o tempo não é empecilho para que uma amizade perdure e continue sincera.

1-2 Acredita-se que o nome Jetro significa ‘superioridade'. Olhando pelo aspecto de liderança, ele possuía uma visão superior, estava numa posição de maior visibilidade. Jetro, sacerdote de Midiã, em alguns cursos de administração é chamado de o pai da descentralização administrativa. Ele observou como Moisés concentrava a sua liderança e humildemente ofereceu seus conselhos, sua consultoria.

1-3 A sugestão de Jetro se baseou na sabedoria humana, que parecia sábia, transferindo grande parte do trabalho que Moisés fazia, para os seus auxiliares. Era um sistema atraente, ordeiro, e pouparia tempo.
As intenções de Jetro eram boas, e ele estava sinceramente preocupado com a saúde de Moisés. É de se notar, porém, que não foi ordenado por Deus, nem, ao que parece, foi Ele consultado. Por mais inteligentes e capazes que fossem as pessoas escolhidas, faltava-lhes o Espírito de Deus, que Moisés tinha.
E quanto a centralização de poder podemos entender que ela reduz o potencial das tomadas de decisões.

2-1 Para que a congregação seja sadia, atuante, temente a Deus e não se deixe envolver por modismos é necessário que tenha domínio das doutrinas bíblicas, embora para muitas pessoas ouvir o termo teologia bíblica é ouvir algo assustador, é o conhecimento desta área que faz com que o crente seja perseverante.

2-2 A teologia é necessária não somente para as atividades cristãs, mas também para tudo da vida e do pensamento. Visto que Deus é onipotente, Ele tem o direito e a capacidade de dirigir todos os aspectos das nossas vidas. A teologia procura entender e sistematizar Sua revelação verbal, e é autoritativa até onde ela reflete o ensino da Escritura. A necessidade de teologia é uma questão da necessidade de comunicação de Deus. Visto que este é o universo de Deus, a fonte última de informação e interpretação de tudo da vida e do pensamento é a revelação divina. E, visto que ela [a revelação divina] é necessária para se ouvir algo de Deus, a teologia é necessária.

2-3 Ninguém segue a um líder em quem não confia; pode até obedecer-lhe por questões hierárquicas, mas não o faz por respeito e sim por obrigação funcional. Eis aí a grande diferença entre ser chefe e ser líder. O chefe impõe uma obediência, o líder conquista a confiança e o respeito através do exemplo. O líder atrai as pessoas pelo bom testemunho pessoal, não pela posição.

3-1 A excelência da sabedoria é o conhecimento de Deus e Sua Palavra. Se você quer ser sábio leia a Palavra todos os dias, não apenas por ler, mas procure nela conselhos, orientações, direção para todas as suas dúvidas e problemas. Assim você certamente irá prosperar em tudo!

3-2 Uma igreja que realmente se preocupa em agradar a Deus valorizará a verdade e dará importância à divulgação da palavra do Senhor. Igrejas que procuram agradar aos homens, satisfazendo todas as necessidades materiais, emocionais e sociais deles, tendem a minimizar a importância da pregação da verdade. Inventam suas próprias doutrinas ou adaptam a doutrina de Cristo para manterem-se atualizadas e conformadas às preferências da sociedade.


3-3 O ensino das escrituras é a chave para a segurança, a felicidade e a justiça. Devemos conhecer as instruções de Deus através do estudo regular da Bíblia. É nela que contém os caminhos que nos levarão a herdar um novo céu, uma nova terra, onde não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor.  Devemos estudar e seguir a Bíblia para que possamos possuir essa nova e boa terra, a nova Jerusalém. E seremos herdeiros e infinitamente prósperos, se permanecermos firmes e fiéis aos mandamentos e ensinamentos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário