domingo, 26 de abril de 2015

Moisés, o guia dos filhos de Israel

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558


Moisés, o guia dos filhos de Israel

03-05-2015


1-1 A lição que nos fica é que, quando estamos andando no caminho que Deus nos preparou, Ele assume o comando, e coisas imprevisíveis, maravilhosas e impossíveis de acontecer vêm a ocorrer, mas preparem-se, pois estamos caminhando com o Deus que tudo pode, e situações muito difíceis poderão surgir.   Qual será a nossa reação?   Podemos ficar (a) desesperados e chorar, gritar, (b) pasmados e boquiabertos, profundamente admirados, (c) inertes sem reação, e nem saber o que fazer, só olhando ou (e) simplesmente confiar em Deus e apurar o nosso passo para acompanhá-Lo mais de perto.  Cremos que a melhor alternativa é a última.  

1-2 Nossa caminhada é feita por etapas, durante as quais paramos, refletimos, revisamos, retornamos, retomamos, avançamos. Nem sempre na vida seguiremos em caminhos que gostaríamos, nem sempre trafegaremos por lugares agradáveis. Como os hebreus, precisamos vencer etapa por etapa.

1-3 O insensato, é aquele que não ouve a Palavra de Deus ou, vem à Igreja e ouve a Palavra, mas depois não a põe em prática. Este homem está a construir a sua vida numa base falsa - os seus alicerces estão colocados em areia. Quando um dia uma adversidade trouxer uma tempestade, ele vai cair porque a areia não é sólida.

2-1 Nos dias de hoje, às vezes, na nossa trajetória, nos encontramos diante desse mesmo quadro, as águas se tornam amargas (lutas, provas, insegurança), impróprias para beber, mas Deus tem um propósito de dessedentar a nossa alma, mas ela não vai ser dessedentada pelas águas amargas, e, sim, quando o Espírito Santo nos revela Jesus como a solução para a nossa alma, o Jesus que tomou sobre si a amargura dos nossos pecados.

2-2 Os Israelitas que pereceram no deserto, não sabiam, não conheciam o valor do Maná. Eles comiam para satisfazer suas vontades, para se sentirem bem e confortáveis. Estavam fartos no estômago, mas vazios no espírito. Perguntamos: Como é possível? Pior é que isso também acontece em nossos dias. Há uma busca por Jesus, pela Palavra de Deus, os templos estão lotados, porém há tanto vazio na alma, no espírito... porque querem usar Jesus como um meio de satisfação pessoal, de conquista social. Há mais de hedonismo e menos de cristianismo.

2-3 A história das codornizes no deserto poderia ter terminado de outra forma, se o povo hebreu apenas tivesse desejado comer carne, não há qualquer mal em desejar comer alguma coisa. Deus concederia o desejo do coração do Seu povo, mas eles se rebelaram contra o Senhor e quiseram até voltar para o Egito, não deu certo. Para nós fica a belíssima lição que aprendemos com os hebreus por contraste, aquilo que eles fizeram não pode ser repetido. Confie no Senhor, creia nas promessas Dele para a sua vida, pois Ele é o Deus que jamais falhou em todas as suas promessas.

3-1 O caminho para a sua vida não pode ser exatamente como você o planejou. Mas eu posso dizer isso a você: é como Deus planejou isso. É como se Deus tivesse pensado nisso por você. E sendo assim, é o melhor. Levante-se, vá pelo seu caminho, não se preocupe com o amanhã e continue a permitir que Deus conduza o seu caminho para o que Ele sabe ser o melhor para você. Não desista Dele. Ele nunca desiste de você.

3-2 Apesar de a lição da paciência ser muito difícil, precisamos aprende-la começando com o dever de casa: depois, temos de praticá-la na igreja local; no relacionamento com os irmãos; e, até com os nossos desafetos. Como tirar a lição da experiência? No aperfeiçoamento da vida cristã, a segunda lição que precisamos aprender na escola da tribulação e a da experiência. Esta consiste na vivencia, na prática dos princípios cristãos, na aquisição de conhecimentos e habilidades necessários a uma vida vitoriosa e relevante.


3-3 O comportamento que Deus espera de nós é que sejamos perseverantes em servi-lo e teme-lo. Nós sabemos que o espírito que Ele nos deu é de coragem e de força. Meditando na Bíblia há muitos anos, entendo que Deus sempre nos dá condições para fazer o que Ele nos manda fazer. Assim sendo, Ele espera que enfrentemos, absolutamente, tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário