segunda-feira, 20 de abril de 2015

A missão profética de Moisés

       Uma humilde iniciativa de auxiliar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
      Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
      Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel.    
      Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
      Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.
      Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.
      Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

      Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
      E-mail: wdornele@gmail.com
      Facebook: wdornele@gmail.com

      Celular (Claro): 62-9136-6558


A missão profética de Moisés
26-04-2015


1-1 Profecia é o anuncio de alguma obra do Senhor, no entanto uma grande parte dos cristãos interpretam profecia como uma predição ou revelação de algo futuro em especial para alguma pessoa em particular, é um processo muito parecido com adivinhação ou prognosticação do futuro. O que Moisés fez foi relatar o que Deus faria em um futuro próximo e para que os anciões cressem Ele deus provas.

1-2 Muitos confundem profetas com adivinhos, mas profeta é alguém que traz uma mensagem de Deus e nem todas as mensagens de Deus são bem aceitas por todas as pessoas, daí a necessidade de o profeta ter coragem e não ter algum vínculo que o impeça de agir.

1-3 Através de muitos exemplos bíblicos temos a certeza de que quando o cristão sofre por motivos incompreensíveis e alheios a sua responsabilidade é sinal de que Deus está agindo para abençoa-lo e beneficia-lo de maneira a causar grande impacto.

2-1 O propósito da ação de Deus era destruir a cultura de que exista outros deuses além Dele e que governantes humanos fossem aceitos como deuses, depois deste episódio paulatinamente os faraós perderam suas influências.

2-2 Deus Jeová deve ser aceito, temido, reverenciado e cultuado por sua onipotência e a cultura egípcia disseminava o contrário, por este motivo Deus deu um basta.

2-3 Vejamos sob alguns pontos: Deus atingiu o Egito e faraó revidou, isto acontece em qualquer embate, Deus usou o sofrimento da retaliação para que Moisés e os hebreus entendessem e cressem que Deus estava sendo didático e no momento adequado a benção viria.

3-1 É uma pena que várias culturas mudaram o sentido e o simbolismo da páscoa e muitos cristãos se contaminaram com estas mudanças. Israel saiu abençoado como Deus afirmou para Abraão.

3-2 Só havia duas saídas o mar e os terrenos pantanosos. Deus não queria o seu povo andando em atoleiros. Então abriu o mar simbolizando eternamente que Ele abre portas onde os olhos humanos não conseguem ver nenhuma possibilidade de salvação.



3-3 Os hebreus sonhavam com boas lembranças dos anos passados em que eles eram aceitos e respeitados pelos egípcios, eles não imaginavam sair de terras tão férteis como eram aquelas. Mas Deus havia reservado para eles algo grandioso que eles nem sequer imaginavam ou sonhavam. Deus já tinha o propósito de mudar a situação daquele povo e de quem o aceitasse como único Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário