sexta-feira, 12 de junho de 2015

A fé heroica de Moisés

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
Celular (Claro): 62-9136-6558

A fé heroica de Moisés
14-06-2015

1-1      A vida é feita de escolhas; os pais escolhem os nomes dos filhos ao nascerem, escolhem as roupas que usarão, quando pequenos, escolhem a escola onde estudarão e muitas vezes escolhem até a profissão que o filho (a) deve seguir. Os adultos, a pessoa com quem pensam em se casar, escolhem o carro que querem adquirir, escolhem o local onde querem morar, escolhem como será a sua casa, escolhem os moveis que adornarão esta casa, escolhem os roteiros de viagem quando em férias e muitas outras escolhas vão acompanhar a vida humana até a morte. Aliás, a morte é uma coisa que ninguém escolhe; a pessoa é escolhida por ela. Enfim vivemos uma vida de escolhas.
Abriu mão do nome e da linhagem do Faraó. É preciso lembrar, que ele era hebreu e, portanto destinado à perseguição. Abriu mão do conhecimento que esta filiação lhe trazia. Abriu mão de governar o maior império da época; abrir mão de uma posição política de governo seria uma verdadeira loucura para qualquer um dos príncipes egípcios que aspiravam um dia substituir o Faraó. Escolheu sofrer por causa de seu Deus e seu povo!
Você abriria mão de morar num palácio, do glamour da realeza, de fama, glória e poder, trocando-os pelo desprezo do mundo só por causa de Jesus? Qual é a sua escolha?

1-2      Tudo o que alcançamos em nosso relacionamento com Deus (e também no ministério) está direta e proporcionalmente ligado à dimensão do nosso compromisso e entrega. A nossa santificação determinará não apenas quão longe iremos e o quanto conquistaremos, mas também o que conseguiremos manter e preservar depois dessas conquistas.

1-3      O homem de fé é um homem humilde. E a humildade é uma grande virtude. Disse Jesus “Bem aventurados são os humildes porque deles é o reino dos céus”.
Deus precisa de pessoas humildes, em quem ele pode confiar grandes tarefas, grandes responsabilidades. Para o humilde, a posição não lhe sobe a cabeça e nem lhe enche o coração de soberba e nem o faz prepotente. Deus precisa de homens e mulheres como Moisés. “Pela fé Moisés”.

2-1      O homem do pecado vive em busca de títulos, seu prazer é ser…., ter…., se enche com títulos. Ao passo que Moisés foi para a galeria dos heróis da fé por ter recusado um dos mais importantes títulos de sua época “filho da filha de Faraó”. Preferiu ser chamado de servo, escravo do altíssimo.

2-2      Na Bíblia, fé envolve forte crença em algo que não se vê. Essa crença se baseia em evidências sólidas. Quem tem fé em Deus confia que Ele cumprirá todas as suas promessas.

2-3      Entre as coisas que Moisés escreveu a respeito de Cristo Jesus estão as palavras de Deus: “Suscitar-lhes-ei do meio dos seus irmãos um profeta semelhante a ti; e deveras porei as minhas palavras na sua boca e ele certamente lhes falará tudo o que eu lhe mandar.” (De 18:18, 19) O apóstolo Pedro, citando esta profecia, não deixou dúvida de que se referia a Jesus Cristo.  At 3:19-23.

3-1      Apesar da sua posição favorecida e das oportunidades que se lhe ofereciam no Egito, o coração de Moisés estava com o escravizado povo de Deus. Deveras, ele esperava ser usado por Deus para libertá-los. No 40.° ano da sua vida, enquanto observava as cargas que seus irmãos hebreus levavam, ele viu um egípcio golpear um hebreu. Indo em defesa de seu co-israelita, ele matou o egípcio e o enterrou na areia. Foi neste ponto que Moisés fizera a decisão mais importante na sua vida: “Pela fé Moisés, quando cresceu, negou-se a ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter o usufruto temporário do pecado.” Moisés renunciou com isso à honra e ao materialismo que poderia ter usufruído como membro da casa do poderoso Faraó.  He 11:24, 25.
Na realidade, Moisés achava ter chegado o tempo de ele poder salvar os hebreus. Mas eles não deram valor aos seus esforços, e Moisés se viu obrigado a fugir do Egito, quando Faraó soube da morte deste egípcio.  Êx 2:11-15; At 7:23-29.

3-2      A missão de Moises no Egito era libertar o povo da escravidão (Êx 3.10). Toda missão tem um objetivo específico, sem o qual não se consegue realizar a obra de Deus. Devemos aprender com á chamada e a missão de Moisés, que nossa missão hoje como Igreja deve ser exercida com urgência (Jo 4.35; Lc 21.28; Rm 13.11; Ef 5.14), com o aval do agente comissionador (At 13.1-4,16. 6-10), e ter o lugar certo da missão (Mt 13.38,At 1.8),e objetivo,sem o qual ninguém rompe.


3-3      Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e o caráter de uma pessoa torna-se o destino da mesma. Moisés foi um homem que soube mostrar adequadamente a Deus seu caráter, levando a Ele sempre os seus temores e obedecendo-O, criando uma atmosfera de liderança sem igual na história da humanidade. Ao gerar hábitos de comportamentos positivos, assim como este de Moisés, conseguir-se-á resultados e sentimentos positivos na vida de qualquer indivíduo, principalmente no aspecto da liderança. Moisés mostrou que a força de vontade aliada a fé em Deus pode transpor situações até então impossíveis, levando pessoas comuns a condição de grandes líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário