domingo, 21 de junho de 2015

Aspectos da vida de Moisés

Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.      
Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.  
Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus             Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
            Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
            E-mail: wdornele@gmail.com
            Facebook: wdornele@gmail.com
            Celular (Claro): 62-9136-6558

Aspectos da vida de Moisés

28-05-2015

1-1 Através de toda a Bíblia, Deus nos ensina que cada um de nós temos que fazer escolhas, Ele nos desafia a escolhê-Lo, escolher Seu caminho e Seus planos para nossas vidas. Ele não nos engana dizendo que não teremos dificuldades, problemas e tristezas. Mas de maneira muito honesta e justa ele explica que passaremos por perseguição, desapontamentos e dor no coração. No Novo Testamento Ele nos fala de dois caminhos. O caminho de Jesus é muito, muito estreito e a porta é estreita. São poucos os que escolhem esse caminho, mas o fim dele é o céu e a vida eternal. O outro caminho é muito largo e a porta é larga. Uma multidão escolhe esse caminho fácil, mas o fim dele é destruição ou morte eternal.

1-2 Não podemos separar a fé da justiça. Uma pessoa de fé é uma pessoa justa em sua vida, negócios e conduta. Não podemos entender que uma pessoa de fé viva de forma desonesta praticando toda sorte de injustiças.

1-3 Maravilhosas são as promessas de Deus para nós, e nenhuma delas deixam de ser cumpridas por Ele que totalmente Fiel às Suas Palavras. Deus nos promete que será conosco, irá à nossa frente , nunca nos deixará nem nos abandonará, e assim nos diz que não tenhamos medo de nada, pois diversas são as vezes que registrado está em Suas Palavras : “ não temas “, mas nos pede que não desanimemos;  da mesma forma como dito ali ao povo  liberto do Egito, e  que iria tomar posse da ‘terra prometida’, como dito à Josué que iria ficar em lugar de Moisés para conduzir o povo, em nada Deus muda suas promessas, e jamais as deixa de cumprir, e cumprido está esta promessa em nossas Vidas!

2-1 Esta praga tem um agravante muito sério, pois como sabemos o sol era um Deus para os egípcios, e alias era um dos mais cultuados, portanto estas trevas tremendas para eles significava a derrota do deus sol para as trevas, o que eles viam era essas trevas enviadas por Deus engolindo o deus sol deles, mais uma vez vemos o Senhor julgando os falsos deuses egípcios.
A palavra se cumpre aos poucos mas totalmente e quanto mais o tempo vai passando mais o Senhor Deus vai preparando a saída de seu povo escolhido da terra do Egito, povo este que havia se mudado para aquela terra convidado pelo faraó que conviveu com José, mas como o tempo passou e eles haviam se multiplicado muito os faraós com medo de uma revolta os transformou todos em escravos, o que ele não sabia é que Deus era com eles e ouviu o seu clamor e agora estava julgando a terra do Egito por isso.
E Deus julgou tudo e demonstrou de várias formas que os falsos deuses egípcios não tinham serventia alguma.

2-2 Onde quer que você esteja, a marca do sangue vai com você. O povo de Deus estava em terra estranha, como escravos, mas o Senhor jamais os abandonou. Faraó, o líder da maior nação da terra, o Egito, estava perseguindo os escolhidos do Senhor. E pela lógica natural, os hebreus jamais venceriam essa luta. Mas eles tinham “a marca do sangue” e isto fez toda a diferença! Deus sempre confunde as coisas deste mundo! Aleluia! Então, não importa se você está sendo perseguido no seu trabalho, na sua casa. Não importa se os grandes desta nação estão atrás de você; não importa o que você esteja passando, onde você está agora ou aonde quer que você vá! Saiba que você faz a diferença onde estiver, pois a marca do Cordeiro de Deus está sobre a sua vida! Descanse! Creia! Confie! Não há nada que temer!

2-3 O homem, um ser físico, composto de matéria, está sujeito ao espaço e ao tempo. Por isso que é difícil aos humanos conceituar um Ser infinito e eterno como Deus. O povo de Deus vivia em escravidão no Egito e debaixo de muita opressão, clamaram ao Senhor.
Houve uma grande luta porque os magos de Faraó imitaram algumas pragas que eram enviadas através de Moisés, porém, quando a Praga de piolhos se manifestou, os bruxos do Egito nada puderam fazer. Eles disseram a Faraó: "É O DEDO DE DEUS". Eles simplesmente quiseram dizer que a praga era obra de Deus... Que aquela aflição era resultado do poder de Deus.
Não podemos fazer nada quando o DEDO DE DEUS se move!

3-1 Todos nós conhecemos pessoas que são bondosas, corretas e calmas, mas que, quando menos se espera, apresentam comportamento explosivo e violento. Normalmente, nessas situações, quem está por perto é pego de surpresa – até porque, em geral, o fato motivador nem justifica a atitude. Em muitos casos, o indivíduo até se assusta com o próprio descontrole, não sabe explicar o motivo de ter agido assim e sente-se até culpada. Há diferenças de personalidade entre uma pessoa e outra, claro. Algumas são mais pacatas; outras, mais esquentadas, como se diz popularmente. Mas, mesmo para quem tem um temperamento mais dinâmico e ativo – e, portanto, mais suscetível a rompantes do gênero – existe a possibilidade de se desenvolver o equilíbrio, a fim de não ferir aos outros e nem a si mesmo desnecessariamente.

3-2 Desejo é a vontade de ter algo, cobiça, ou seja, desejar o que não é seu. Vontade exagerada. A nossa carne sempre deseja algo para satisfação, porém, nem sempre nos sentimos satisfeitos.
Tornamo-nos muitas vezes escravos dos nossos desejos sem ao menos percebermos.

3-3 A escolha é de Deus, e Ele escolheu a mim e a você e não devemos olhar para nós, porque toda a capacidade vem Dele (2 Coríntios 3:5), portanto não devemos nos gloriar de nossos feitos, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36). Não devemos nos preocupar julgando-nos incapazes para realizar algo, porque Deus nos capacita para cumprir o Seu propósito. Quando Deus chama, Ele capacita e, quando Ele capacita, Ele envia. Deus não vê como os homens, Ele sonda os corações. Por isso, Ele escolhe aqueles que parecem incapazes e fracos, porque "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (1 Coríntios 1:27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário