sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A extraordinária conversão de Paulo


   Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
   Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
   Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
   Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.
   Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.
  Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.
  Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.
  E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.
   Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
   Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
   E-mail: wdornele@gmail.com
   Facebook: wdornele@gmail.com
   Twitter: wdornele
   Claro: 62-9136-6558
   Tim: 62-8209-7476

Lição 02
14-10-2012
A extraordinária conversão de Paulo
1-1 Saulo era temente a Jeová e por não entender os escritos dos profetas anteriores aos tempos de Jesus, imaginava na sua ignorância que Jesus era um blasfemo e por este motivo perseguia os seguidores de Jesus.
1-2 Saulo e Estevão eram provavelmente da mesma idade, Saulo era bastante influente e proeminente entre os fariseus e Estevão era do mesmo modo entre os cristãos e entre o povo comum, por ser ignorante quanto ao evangelho de Jesus, Saulo apoiou a morte de Estevão por apedrejamento.
1-3 Imaginem crentes tendo que negar a Jesus, abandonar a sua crença, sendo surrados, castigados, humilhados, torturados e depois disso tudo se resistisse era morto.
Nem se compara com a liberdade que temos atualmente, exceto em países como: Coreia do norte, China, e alguns países árabes.
2-1 Saulo pensava e tinha certeza que estava agradando a Jeová, por este motivo até matava pessoas, mas após este episódio percebeu o quanto era ignorante quanto à vontade de Deus Jeová e ao perceber tudo isto ficou em silencio meditando em como desperdiçara grande parte de sua vida.
2-2 O Saulo arrogante transformou-se em um Paulo humilde, ele era doutor em vários estudos dentre eles: Filosofia, Dialética, Teologia e em outros mais e deixou-se ser usado por Jesus para propagação do evangelho. Rompeu com o passado e foi absorvido pelo vinho novo.
2-3 Quando se entende o valor e significado do evangelho a pessoa se arrepende do seu modo de vida e escolhe mudar de atitude deixando de ser pecador para ser adorador e o próximo passo é submeter-se ao batismo.
3-1 Paulo sempre foi dinâmico e atuante e depois de convertido não perdeu tempo em trabalhar para Jesus e por agir desse modo seus antigos colegas que perseguiam os crentes passou a persegui-lo também.
3-2 Ao ser perseguido lembrou-se de tudo o que fez contra os servos de Jesus e talvez pensando em compensar os erros do passado mais se esforçava por divulgar o evangelho, não mediu esforços, não pesou consequências, não se importou com a própria vida, embora se preocupasse com a vida dos amigos e com o destino das almas daqueles que o tinham como inimigo. Cumpriu literalmente o “...ide e pregai o evangelho.”.
3-3 Nos tempos de Paulo a perseguição ao evangelho por parte de Roma e seus “Césares” era menor que a perseguição por parte dos judeus e quando Saulo foi convertido os crentes ficaram livres de um grande inimigo judeu.
A paz sobreveio e o evangelho foi difundido e chegou a nós nos tempos atuais, glorifiquemos pois a Deus e esforcemo-nos pois para retribuir tão grande graça e façamos também a nossa parte pregando a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário