quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O discipulado do Apóstolo Paulo


   Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
   Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
   Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.

   Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.

   Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.

  Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.

  Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.
  E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.

   Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

   Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.

   E-mail: wdornele@gmail.com
   Facebook: wdornele@gmail.com
   Twitter: wdornele
   Claro: 62-9136-6558
   Tim: 62-8209-7476

Lição 03
21-10-2012
O discipulado do Apóstolo Paulo

1-1 Muitas pessoas não veem devido à arrogância, preconceito, soberba, são pessoas que se “acham”, se autodenominam especiais, são detentoras da única verdade. Não precisam aprender com ninguém, crentes assim precisam rever seus conceitos.

1-2 Até este momento Paulo era o tipo de pessoa que imagina que nunca ficará doente, que a vitalidade e jovialidade o acompanharão para sempre, ao experimentar este processo muitos se tornam piores do que antes, mas Paulo permitiu-se ser transformado pelo O Espirito Santo e assim pode entender as pessoas nas suas varias necessidades e para todos tinha uma palavra em especial para cada caso.

1-3 A finalidade principal do jejum é mortificar a carne para fortalecer o espirito (para sujeitar o corpo a própria vontade e desta maneira conseguir dominar os desejos pecaminosos e carnais que nos fazem pecar), a isto damos o nome de santificação, é pena que grande número de crentes jejue para obter bênçãos materiais, não que seja errado, “...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6.33.

2-1 Jesus usou Ananias uma pessoa até então desconhecida para Saulo, isto foi uma ação do Espirito Santo para que o acontecimento ficasse para sempre na lembrança de Paulo. A igreja é composta de vários tipos de membros e cada qual com uma atividade em particular para o momento, o momento de Judas, o dono da casa era somente de fornecer abrigo.

2-2 É possível que todas as pessoas que receberam imposição de mãos se lembrem de varias oportunidades desse acontecimento.

2-3 é bom entendermos que as visões vindas de Deus não são dadas com muitas frequências e sim em casos especiais para que o seu nome seja glorificado, neste caso a visão foi dada aos dois personagens para que o assunto em questão se perpetuasse.

3-1 Depois de entender todo o projeto de Deus, Ananias não perdeu tempo e teve a gloria de ser o primeiro a evangelizar a Saulo e contribuir em grande parte para o desenvolvimento da igreja.

3-2 A atitude de Saulo em batizar, indicava que ele entendera o plano de Jeová e estava abdicando do seu antigo modo de viver que era ser seguidor do judaísmo, para se tornar um dos maiores seguidores de Jesus.

3-3 Após o batismo iniciou-se para Saulo um dos momentos mais difíceis de sua vida, pois ele teve que deixar os hábitos do judaísmo em troca dos hábitos de crente e esse período durou vários anos até ter reconhecimento por parte dos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário