quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A realidade ministerial de Jesus

     Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.

     Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.

     Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.

     Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores tem dificuldade em passar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.

     Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.

     Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

     Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.

     E-mail: wdornele@gmail.com

     Twitter: wdornele

Lição 07

12-08-2012

A realidade ministerial de Jesus

1-1 Ser rei de um “Israel” pequeno geograficamente era pouco, Jesus veio para dominar o mundo, aquelas pessoas tinham a visão limitada a um pequeno espaço geográfico. Muitos ainda hoje pensam do mesmo modo, mas somos chamados para reinar com Jesus e dentre estes muitos desejam reinar somente na terra dando vazão a seus desejos carnais.

1-2 Como é isto trabalhar pela comida que permanece para a vida eterna? Ora sabemos que devemos ter fé e confiar em Jesus, mas há tarefas que são exclusivas para nós fazermos tais como: vigiar, orar, não entrar em tentação, desviar-se do mal, jejuar, buscar avivamento; isto deve ser desejo nosso e nós devemos buscar isto, pois tais tarefas ninguém pode fazer por nós.

1-3 Queriam um rei que “facilitasse” suas vidas: pouco trabalho, mordomias, celeiro farto, um desejo e pensamento centralizado somente em perspectivas terrenas. Jesus falou de responsabilidades, trabalho, envolvimento, adoração e as pessoas que o rejeitaram eram as que desejavam o poder terreno.

2-1 Sabemos que o evangelho são as boas novas do reino de Deus e dentro deste plano existem tarefas fáceis e difíceis. No plano de Jesus as tarefas fáceis são: adoração, congregar, louvar e etc... E há as tarefas difíceis: rejeitar as obras da carne, o pecado. Quem abandona a Jesus são os querem a benção, mas não querem servir o abençoador.

2-2 Responda para si mesmo: você está indeciso quanto a Jesus? Se sim, procure entender o que Ele tem para você, leia 1 Co 2.9, se você está convicto seja fiel até a morte.

2-3 Voltamos ao ponto: poder terreno, quem deseja este poder é quem ainda tem a “carne” forte e a “carne” é enfraquecida pelo jejum, procure saber sobre jejum.

3-1 O senhor Jesus bem disse que não nos maravilhasse se houvessem rejeições, pois o reino de Deus é para quem tem fé em algo espiritual não palpável. O evangelho é a boa nova de salvação, mas há as pessoas que se importam mais com a gloria do tempo presente.

3-2 O líder evangélico precisa entender que as oposições virão, pois a origem do mal está no inimigo que é satanás, mas também não estamos numa luta perdida, estamos lutando ao lado de quem escreveu a historia.

3-3 “Combater o bom combate”, haverá tristezas, mas as alegrias serão maiores e mais constantes e a recompensa será especial, não desfaleçamos, insistamos em fazer a boa obra. 

3 comentários:

  1. Parabéns!
    Oremos ao nosso Deus para que nós os discípulos de Cristo possamos passar e despertar os demais irmãos a uma conscientização da eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz em dar essa aula,pois à tempo venho observando o q está ocorrendo no meio cristão,as pessoas só vem para cristo querendo bençãos ou porque querem algo diferente,mas quando deparam se com as dificuldades da vida e não encontram a solução conforme idealizavam,abandonam a cristo com se nada tivessem aprendido.Tenho aprendido muito com essas lições.

    ResponderExcluir
  3. em razao de ter aparecido alguns dizendo que era o messias houve certa duvida. cera que ele e bom ou engana o povo como os outros, hoje nao resta nenhuma duvida que jesus se fez homem para salvar a humanidade

    ResponderExcluir