quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As perseguições no ministério de Jesus


       Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
       Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
       Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
       Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores tem dificuldade em passar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela. 
       Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo. 
       Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
        Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
        E-mail: wdornele@gmail.com
        Twitter: wdornele

Lição 08
19-08-2012
As perseguições no  ministério de Jesus

1-1 Antes de Jesus se manifestar em carne, naqueles tempos já haviam surgido uma média de setenta “Messias”, Jesus era mais um e era também motivo de chacota para seus irmãos, mas por ser o primogênito seus irmãos deveriam obedece-lo.

1-2 Por comentarem sobre Ele demonstrava-se que a sua fama aumentava, mas o que Ele almejava era ser reconhecido na totalidade.

1-3 Antes das ameaças de prisão e morte vem o receio de não ter o próprio sustento material e o afastamento dos familiares que não querem “bancar” um visionário.

2-1 Há tarefas que necessitam serem feitas de maneira abrupta, rápida e sucinta para que o efeito seja percebido de uma vez só, o obreiro precisa atuar de várias formas para não ter seus próximos movimentos percebidos antes da ação.

2-2 Dizem que uma das mais eficazes formas de se divulgar uma ideia é de boca a boca, Jesus pregava para multidões, mas também dispensou grande parte do seu ministério ensinando a pequenos grupos e até individualmente e depois de conseguir a adesão dessas pessoas, elas próprias divulgavam à sua missão.

2-3 Seus irmãos talvez pensassem que Ele não viria mais e com certeza todas as pessoas presentes
comentavam sobre Ele, uma grande expectativa estava formada quanto a sua possível aparição. Agiu no momento em que pôde conseguir a maior atenção. Aprenda, não queira aparecer antes do tempo oportuno, pois poderá colocar todo o trabalho a se perder.

3-1 Mensagem eficaz no momento propício, não basta pregar por apenas pregar, mas sim apresentar uma mensagem que possa ser interpretada em cada ocasião e alcance os efeitos antevistos pelo pregador.

3-2 Jesus é a rocha por ser firme em seus propósitos e é a agua por saciar a sede de todos os que O buscam com a finalidade de chegar ao Pai. Quem entender isto nunca mais terá sede.

3-3 Tenhamos intimidade com O Espírito Santo para que possamos ensinar à palavra e com o efeito desta fazer com que a assistência também fique impressionada e preste atenção à pregação do evangelho e dessa forma aplique o ensino em suas vidas e aja conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário