terça-feira, 31 de março de 2015

Um Faraó que não conheceu José

      Uma humilde iniciativa de auxiliar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
      Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
      Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel.      
      Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
      Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.
      Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.
      Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

      Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
      E-mail: wdornele@gmail.com
      Facebook: wdornele@gmail.com
      Celular (Claro): 62-9136-6558

Um Faraó que não conheceu José
05-04-2015

1-1 Os hebreus foram hostilizados por serem e terem costumes diferentes do povo do Egito, o cristão também tem costumes diferentes de outras sociedades que não tem a Bíblia como regra de fé e dessa maneira poderá ser também hostilizado, mas a exemplo de Israel do mesmo modo será vitorioso.

1-2 Esta cena do povo sendo escravizado é apenas o primeiro ato de uma intervenção miraculosa de Deus. Se Deus havia avisado de escravidão, Deus também havia previsto libertação. Às vezes nos achamos debaixo de alguns Faraós. Às vezes é nosso próprio chefe, presidente, governo, pais e mesmo cônjuge. Se focarmos no presente e na circunstância perderemos de vista o que Deus pode fazer. Depois de uma grande tribulação Deus tem sempre um grande livramento. A presença dele conosco é a garantia do livramento.

1-3 Diferente de nós, Deus sabe o que acontecerá amanhã, na próxima semana, no próximo ano, na próxima década. Ele sabe o que acontecerá no mundo. Mais importante, ele sabe o que acontecerá na sua vida e pode ajudá-lo, se você tiver escolhido incluí-lo em sua vida.

2-1 O Egito foi um lugar de preparo para Israel crescer e amadurecer, após este estágio faraó presenciou Israel em forma de um gigante e teve medo, quis subjugar mas não conseguiu pois Israel era guardado por Deus.

2-2 Até que ponto você está preparado para não negar o nome de Jesus? Você seria capaz de desobedecer a uma ordem de alguém superior para não desobedecer a Deus? Deus espera que sejamos fiéis a Ele. Que por amor a outras pessoas deixemos os nossos medos de lado, nossas vontades e falemos de quem é Jesus e de sua salvação, sem levar em consideração os apontamentos e preconceitos de uma sociedade. Que sejamos corajosos para levar o amor e a vida, e não complacentes com a guerra e a morte.

2-3 Existe um Deus nos céus que nos ouve, não apenas um Deus, mas um Pai. Muitos passarão um momento na vida em que terão seus corações estremecidos, duvidarão por causa das circunstâncias da vida, terão tão grandes conflitos que seus olhos não enxergarão esperança, mas existe uma luz poderosa que pode mudar a vida e existe uma ferramenta infalível no reino de Deus que se chama oração.

3-1 Se você for um crente em Jesus Cristo, Deus está com você, ao seu lado, acima de você e dentro de você. A presença de Deus e o Seu vigilante cuidado nunca o abandonarão. Se você não for um crente em Jesus Cristo, Deus está bem na sua frente, convidando-o, atraindo-o, oferecendo-lhe o amor, a misericórdia e a graça que Ele deseja lhe dar.

3-2 Todos nós somos comissionados por Deus para uma obra específica, pois nascemos com um propósito. Muitas vezes, nos achamos incapazes de fazer aquilo que o Senhor determinou para nós, contudo, não atentamos para o fato de que Deus é suficiente e nos mostra como devemos nos envolver nesta missão. É Ele que mais se interessa na conclusão de sua obra, logo trabalhará para que tudo ocorra bem, o que não significa que a caminhada será fácil, mas sua Presença estará conosco em todos os momentos.


3-3 Sempre que falamos em descobrir a vontade de Deus para as nossas vidas, é quase certo que três palavras vão aparecer durante a conversa: "direção", "vocação" e "ministério". Cada uma delas tem um significado especial. "Direção" pressupõe que Deus quer nos dirigir; "vocação", que Deus nos chama; e "ministério", que ele quer que coloquemos nossas vidas a seu serviço. Mas, ao mesmo tempo, o que há de comum nos três conceitos é que em cada um deles a iniciativa é de Deus e que cada um tem tanto um aspecto geral (que se aplica igualmente a todos nós) como um aspecto específico (que é diferente para cada um de nós). Isto se tornará mais claro à medida que prosseguirmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário