domingo, 15 de março de 2015

Fidelidade em tempos de crise

     Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
      Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
      Com interesse em ajudar, humildemente esboço para quem ensina com a revista Betel.       Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
      Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que os professores têm dificuldade em ministrar a lição no tempo determinado, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico e ir direto a ela.
      Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em média cada aula tem 45 minutos e 12 sub-tópicos, então divida 45 minutos por 12 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, não se esquecendo de permitir o agir do Espírito Santo.
      Meu nome é William Dornele Barbosa sou Evangelista da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira) Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

      Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
      E-mail: wdornele@gmail.com
      Facebook: wdornele@gmail.com
      Celular (Claro): 62-9136-6558


Fidelidade em tempos de crise
22-03-2015

1-1- A intolerância reúne o que o ser humano tem de mais desumano na sua visão de vida e sociedade, pois reproduz através de pensamentos e atos o que consideramos diferentes.

1-2- É imprescindível que tenha o domínio sobre as suas emoções. Quem está seguro do assunto sobre o qual está discorrendo, adquire o equilíbrio, como resultante da autoconfiança.

2-3- Muitas vezes temos facilidade em nos manter fiéis, quando tudo “vai bem” nas nossas vidas, mas assim que as coisas pioram um pouco, já deixamos Deus de lado. Ou então somos fiéis enquanto as coisas vão mal, mas quando começam a melhorar, abandonamos a Deus e passamos apensar que não precisamos de Deus. As circunstâncias não podem determinar se somos fiéis ou não.

2-1 Há muitos crentes que se entregam a infidelidade nas horas de lutas, e se sentem sem forças para caminhar em meio as tempestades da vida, mas Deus já provou até para o inferno que é possível o homem manter-se fiel, apesar das perdas de entes queridos, de bens materiais, de saúde e até de verdadeiros amigos, só não é possível perder Deus em meio as lutas.

2-2 Diante de tal acontecimento é imprescindível permanecer na presença de Deus. Muitas vezes a adversidade ocorre em nossa vida também por culpa nossa. Uma atitude errada, uma palavra precipitada, uma ação fora da vontade de Deus, e eis a tribulação diante de nós. Se a pessoa fez o que não devia, envolveu-se com pessoas mal afamadas, certamente colherá as consequências. A adversidade virá como resultado natural desse tipo de comportamento.

2-3 Ao ver-se diante da adversidade, pergunte a si mesmo: Por que estou passando por essa luta? Por que isso está acontecendo comigo? Deus certamente lhe dará respostas, apontará saídas, amenizará o sofrimento, ajudará você a resolver o problema. Deus tem um propósito específico para tal situação.

3-1 O cristão mantém-se otimista e calmo, pois é convicto que se a cruz condena o mundo, a ressurreição de Cristo garante o triunfo final do bem em todo o universo.  Através de Cristo tudo acabará bem.O cristão autêntico aprendeu a esperar sua vitória por entre as ruínas com plena certeza que não será envergonhado por Aquele que o ama, nem será decepcionado por Aquele que pode todas as coisas. 

3-2 Esse tipo de teologia se fundamenta em uma moral estabelecida entre os humanos, sendo que todo acontecimento fatal ou não fatal é resultante de um acontecimento provido de uma ordem maior, ou seja, a ordem divina. O resultado dessa desobediência seria um “castigo”, sendo assim a explicação para um pensamento primitivo de um Deus que puni o seu povo.


3-3 A afirmação de que Deus é absolutamente soberano na criação, na providência e na salvação é básica à crença bíblica e ao louvor bíblico. Somos constantemente lembrados, em termos explícitos, que o SENHOR reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos, igualmente. O domínio de Deus é total: ele determina como ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina, e nada pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos. Ele exerce o seu governo no curso normal da vida, bem como nas mais extraordinárias intervenções ou milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário