terça-feira, 6 de novembro de 2012

Qualidades de Paulo como missionário


    Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
   Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.
   Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.
   Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.
   Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.
   E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.
   Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira)
   Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
   Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
   E-mail: wdornele@gmail.com
   Facebook: wdornele@gmail.com
   Twitter: wdornele
   Claro: 62-9136-6558
   Tim: 62-8209-7476

Lição 06
11-11-2012
Qualidades de Paulo como missionário

1-1 Um missionário nunca chega ao ponto de saber tudo, sempre tem algo a aprender porque relacionar-se com pessoas é muito complexo e o ministério das missões era algo novo ensinado por Jesus e Paulo e Barnabé estavam sempre buscando a perfeição.

1-2 Mesmo com toda experiência e preparo anteriores chega o momento de consultar O Espirito Santo e é nesta hora que o obreiro deve ter as credenciais para consulta-lo, em Paulo havia esta sensibilidade.

1-3 Eles tinham o desejo de evangelizar e também se sentiam em divida com Jesus por perdoar-lhes os pecados, eram tão satisfeitos que atendiam as ordens sem questionamentos.

2-1 Ele conhecia o estilo de vida dos soldados romanos onde os quais viviam para agradar a Cesar, Paulo sempre usava a analogia de que o cristão é como um soldado em batalha que faz de tudo para agradar a seu Rei.

2-2 Ele fazia de tudo para ganhar a todos, se esforçava de todas as maneiras para que o evangelho fosse anunciado, aproveitando todas as oportunidades em apresentar o evangelho como a única saída para a humanidade que quase sempre estava confusa diante de fatos de difíceis resoluções.

2-3 Podemos perceber que Paulo foi um dos que mais assimilaram as varias praticas de difusão do Reino de Deus, pois evangelho não é imposto, por que o nosso Deus oferece a liberdade de escolha.

3-1 A maior qualidade de um missionário é a resignação em deixar seu lugar de conforto e viajar rumo ao desconhecido, apenas com uma imagem criada ou colocado por Jesus em sua mente de que as almas necessitadas aceitarão sua mensagem e se renderão A Cristo, e não perder o foco de que sua tarefa é pregar o evangelho.

3-2 Estabelecia igrejas e mudava-se para outro lugar, este era o modo de Paulo fazer a obra, para ele a necessidade de estabelecer o Reino de Deus era urgente e ele não parava para fixar moradia em lugar algum.

3-3 O objetivo do cristão é a vida eterna com Deus, tudo o que fizermos enquanto aqui neste mundo material deverá ser com o proposito de agradar o nosso Senhor, e para isto as nossas vontades carnais devem ser subordinadas ao nosso espirito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário