quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Paulo e sua missão entre os gentios


    Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.

    Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.

    Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel. Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.

    Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.

    Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.

    Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.

    Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.

    E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.

    Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira)

    Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.

    Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.

    E-mail: wdornele@gmail.com

    Facebook: wdornele@gmail.com

    Twitter: wdornele

    Claro: 62-9136-6558

  Tim: 62-8209-7476


Lição 07

18-11-2012

Paulo e sua missão entre os gentios


1-1 A palavra ministro é de origem grega e tem vários significados, dentre eles o significado de servo com uma dívida impossível de pagar e era assim que Paulo se sentia diante do Senhor Jesus.

1-2 Na carta aos Romanos, Paulo é bastante didático e sucinto explicando o Plano de Deus desde a criação do universo.

1-3 Paulo nasceu com uma missão: divulgar Jeová, sendo assim é melhor dizer que em vez dele se converter ao Senhor Jesus, ele conheceu que Jesus é Deus, e continuou sua missão mas com outro entendimento.

2-1 Todo o esforço de Paulo era para que as pessoas aceitassem Jesus pela fé, então o seu esforço era ensinar os crentes a terem fé.

2-2 Para um povo acostumado a admirar e idolatrar o belo era uma loucura imaginar alguém sendo crucificado para dar vida a outros.

2-3 Inteligência e sabedoria são dons aos homens e Paulo entendia e usava estas qualidades em favor da pregação do evangelho.

3-1 De tempos em tempos surge alguém com uma mensagem “especial” ou alguém que se diz um “reformador”, e os obreiros do Senhor devem estar preparados para discernir qualquer movimento contrario a sã doutrina e deste modo evitar o aparecimento de uma heresia qualquer.

3-2 Assembleias e convenções são necessárias para que todo o grupo possa discorrer sobre determinado assunto e ao final de tudo convencer os contradizentes.

3-3 A lei dada a Moisés tinha a missão de apontar para este novo tempo, mas a maioria dos interpretes não entenderam deste modo, depois da vinda do Senhor Jesus isto ficou bem esclarecido e o Plano de Deus foi estabelecido por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário