segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O exercício do dom de profecia na igreja atual


   Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
   Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
   Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel.          Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
   Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.
   Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.
   Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.
   Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.
   E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.
   Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira)
   Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
   Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
   E-mail: wdornele@gmail.com
   Facebook: wdornele@gmail.com
   Twitter: wdornele
   Claro: 62-9136-6558
   Tim: 62-8209-7476

Lição 06
10-02-2013
O exercício do dom de profecia na igreja atual

1-1 Neste sub-topico vemos três ações: uma do Espirito Santo, outra de Satanás e outra da ação humana. É imprescindível discernimento espiritual para julga-las. A manifestação vindo do Espirito Santo exorta, consola e edifica, vindo por ação satânica tenta confundir a igreja com assuntos que parecem vindos de DEUS, vindo do espirito humano também é de influencia satânica pois o espirito humano é dirigido pela carne.
1-2 Tambem precisamos entender que profecias tem respaldo bíblico, e base bíblica.
1-3 Profecia é bom e depois a liderança espiritual deve reunir-se após jejum e oração para julgar e discernir se esta veio de DEUS.
2-1 A profecia é usada por DEUS em ocasiões especiais em pessoas especiais que estão no proposito de DEUS para o momento, DEUS usa as pessoas para profetizar no momento que ELE quer, embora um grupo seleto buscam ser usados por DEUS com mais constância.
2-2 Exortar: chamar a atenção sobre algo do momento; edificar: ensinar de acordo com a palavra de DEUS; consolar: relembrar que DEUS está a nosso favor e que a luta vai acabar e a vitória será estabelecida.
2-3 Concernente a profecia na igreja, não há ninguém menos importante que outro, o que existe são pessoas usadas por DEUS em determinado momento. Hierarquia na igreja é outro assunto e é composta por pastores, ministros, diáconos, membros e congregados (que ainda não batizaram).
3-1 Profecia de DEUS é o Espirito Santo comunicando com o profeta a vontade DEUS para o momento, o profeta continua sóbrio pois DEUS não é invasor de corpos ou de espíritos, quando se diz: “DEUS usou alguém” o que se entende é que o profeta entendeu o que DEUS queria transmitir.
3-2 Um dos atributos de DEUS é moral e santidade e nas profecias DEUS não irá permitir que isto seja negligenciado, então entendamos que a ordem e a decência deve permanecer.
3-3 Quem já ouviu alguém dizer que: “O próprio DEUS fala comigo, não preciso de profetas”, esta afirmação vinda de um crente já mostra o nível arrogância de tal pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário