domingo, 27 de janeiro de 2013

Liderança em tempo de reformas


   Uma humilde iniciativa de ajudar pessoas que ensinam a Bíblia através de revistas da Editora Betel.
   Sou professor de E.B.D. e para complementar o ensino pesquiso em livros e artigos de mídias impressas e virtuais e é claro na Bíblia.
   Com interesse em ajudar, humildemente esboço comentários para quem ensina com a revista Betel.          Este blog aspira somente ser mais um local de auxílio para professores de E.B.D.
   Ensino na E.B.D. desde 2002 e percebo que alguns professores tem dificuldades em ensinar a lição no tempo determinado e em manter o foco no assunto abordado pelo comentarista da revista, minha sugestão é identificar a essência da mensagem do sub-tópico da lição e ir direto a ela procurando não desviar-se do assunto abordado.
   Para ensinar a lição completa tente dividir os minutos da aula pela quantidade de sub-tópicos, ex: em media cada aula é ministrada em 45 minutos e cada lição tem em média 12 sub-tópicos mais a introdução e a conclusão, somando introdução, conclusão e 12 sub-tópicos temos um total de 14.
   Então divida 45 minutos por 14 sub-tópicos e terá em média 03 ou 04 minutos para cada sub-tópico, desse modo ensinará todo o conteúdo da lição sem negligenciar nenhum sub-tópico.
   Permita e incentive a classe a participar com pequenos comentários concernentes a lição.
   E o mais importante de tudo é não se esquecer de permitir o agir do Espírito Santo.
   Meu nome é William Dornele Barbosa sou Presbítero da Assembleia de Deus Campo Campinas (Madureira)
   Residencial Recanto do Bosque, Goiânia-Go.
   Estou a disposição para ministrar aulas da E.B.D.
   E-mail: wdornele@gmail.com
   Facebook: wdornele@gmail.com
   Twitter: wdornele
   Claro: 62-9136-6558
   Tim: 62-8209-7476

Lição 05
03-02-2013
Liderança em tempo de reformas

1-1 Os crentes vivem em torno de Jeová, e aqueles lideres entenderam que no povo havia a necessidade de uma liderança religiosa no íntimo de cada pessoa pois o limite do crente é na própria consciência, então restauraram o culto a DEUS para que as pessoas estivessem unidas em um só proposito.
1-2 Trabalhar para DEUS não é fácil pois Satanás se traveste de todas as formas para impedir, exemplos de impedimento: Leis locais, uso do solo, muitos carros ocupando ruas... São várias as desculpas apresentadas contra a igreja e a liderança precisa de firmeza de proposito do contrário esmorece.
1-3 Quando somos impedidos de trabalhar de para O SENHOR voltamos o nosso esforço para as nossas atividades pessoais, Israel bem que poderia continuar a adoração mesmo com o templo ainda não estando pronto, mas preferiram cuidar de suas vidas. Por muitas vezes também nos dedicamos mais a nossos projetos do que nos projetos de DEUS.
2-1 Lideres segundo o coração de DEUS motivam o povo a trabalhar, serem santos e multiplicadores do evangelho. Verdadeiros líderes evangélicos despertam nos crentes a vontade e iniciativa própria de agradarem a DEUS.
2-2 Na obra na qual trabalhamos para DEUS haverá situações inimagináveis para as tornarem impedidas, mas devemos ser zelosos no trabalho e inflexíveis nas nossas vontades.
2-3 Todas as lutas são difíceis, luta fácil não é luta, mas quando vem a vitória o prazer é indescritível. Imagine a satisfação daquele povo.
3-1 Existe o ditado popular: “É legal, mas não é moral”, Que bom seria se os detentores do poder contentassem somente com os seus salários como ensinou João Batista, mas é caso notório que muitos ultrapassam os limites e avançam na parte que na qual não tem direito.
3-2 Neemias ensinou algo que repercutiu na instituição da igreja primitiva: At 2.42-47. Devemos meditar bem no que diz a palavra “irmão”.
3-3 A repreensão era para a o Israel daqueles dias, mas comparativamente precisamos entender que muitas misturas trazem tendências contrarias aos costumes locais, estejamos atentos as possíveis brechas que possam ser abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário